sábado, dezembro 10, 2011

Você sabia que as restaurações precisam de manutenção?

Um bom dia a todos os leitores!!!

Dando início à postagem de hoje, vamos falar sobre um assunto que talvez boa parte das pessoas desconheça: manutenção das restaurações. Sim, as restaurações precisam de manutenção, especialmente as restaurações de resina composta, para que possamos aumentar o seu tempo de vida clínico.

A manutenção das restaurações tem início de forma bastante simples com a realização de uma adequada higiene bucal (fio dental + escova), pois a presença de placa bacteriana pode acelerar o processo de degradação dos materiais restauradores. Além disso, é interessante que o portador destas restaurações esteja livre de problemas oclusais (o bruxismo e o apertamento dental são alguns exemplos), pois, nestas situações, os materiais restauradores serão submetidos a uma carga de força excessiva.

Adicionalmente, mesmo com todos os cuidados comentados acima, as restaurações estão inseridas em um meio que apresenta condições críticas: presença de bactérias, mudanças de temperatura e Ph, dentre outras. O meio bucal, portanto, favorece a degradação superficial do material restaurador com o tempo. Dessa forma, inevitavelmente haverá manchamento da superfície da restauração e aumento da rugosidade.

Se há um acompanhamento profissional periódico, é possível remover as manchas superficiais, recuperar o brilho e lisura das restaurações, promovendo o aumento do tempo de vida clínico.O procedimento é extremamente simples, indolor, rápido e de custo acessível, pois se trata de um polimento das restaurações. Em algumas situações, pode ser necessário remover uma porção superficial de uma área da restauração para colocação de novo material, o que caracteriza um reparo (comentamos sobre reparo das restaurações no "post" anterior).

Por isso, se você tem restaurações, converse com um profissional sobre a necessidade de repolimento ou reparo das mesmas. Assim, dentre os itens a serem avaliados na consulta de rotina, há que se incluir a revisão e manutenção destas restaurações. Tais cuidados postergam a necessidade de substituição aleatória das restaurações. Converse com um profissional habilitado e qualificado sobre este assunto.

Um ótimo final de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário